Revista Guitar Player Brasil - Li��es

by Eduardo Ardanuy

Guitar Pro Tab  |  v3.00  |  Posted on May 28, 2007, 11:17 p.m. ← Back

Guitar Pro Tab Summary

Album

Revista Guitar Player Brasil, novembro de 1.997, edi��o 22

Song Author

Eduardo Ardanuy

Tabbed by

Transcrito para o Guitar Pro 3 em 18/07/2.002

Instruments

1st → Solando com Edu V

File Size

6 KB

Views

2,157

Notice

Nessa edi��o, trabalharemos com a seguinte progress�o: : Am7 D7/9 F7/9 E Alt : Apesar de praticamente n�o ter usado os modos para construir as frases, � necess�rio saber as poss�veis fun��es modais de cada um dos acordes da progress�o. Considerei o Am7 como d�rico, o D7/9 como mixol�dio, o F7/9 como mixol�dio ou mixo 4# e o E Alt como superl�crio. Lembrando que Am7 d�rico e D7/9 mixol�dio s�o II e V graus da escala de G, os dois estar�o na mesma tonalidade. O F7/9, se considerado mixol�dio, seria V grau da escala de Bb e, se considerado mixo 4#, estaria no IV grau da escala de Cm mel�dica. Por fim, considerando o E Alt como superl�crio, este estaria no VII grau da escala de Fm mel�dica. Concluindo, sobre Am7 e D7/9 use a escala de G; sobre F7/9 use a escala de Bb ou Cm mel�dica; sobre E Alt use a escala de Fm mel�dica. Tente improvisar sobre a progress�o usando esse crit�rio. Agora, voltando para as frases sugeridas, eu - como um bom roqueiro - usei e abusei das velhas pentat�nicas. No primeiro exemplo, usei a penta de Am blues, praticamente em todos acordes, exceto sobre o F7/9, no qual usei a mesma penta de Am blues, mas omitindo uma de suas notas, a E. Isso gera uma esp�cie de pentat�nica que eu chamaria de meio diminuta [Am7(5b)], como os respectivos intervalos: T, 2, 3b, 4, 5b e 7. No segundo exemplo, sobre o acorde de D7/9, misturei o penta de D com a penta de Dm blues, lembrando que esse � um crit�rio muito usado para se tocar blues. Sobre o acorde de F7/9, que considerei com mixo 4#, usei a escala de Cm mel�dica com uma pequena passagem crom�tica no final do lick. Finalmente, sobre o acorde de E alt, usei uma tr�ade de E aumentada, que tem uma sonoridade mais jazz�stica. Obs: � considerado alterado (Alt.) qualquer acorde maior 7 que contenha as seguintes disson�ncias: 5#, 9# ou 9b. � isso a�, mo�ada! Um abra��o e at� mais! EDUARDO ARDANUY - � guitarrista da banda Dr. Sin. Tocou na Chave do Sol, Anjos da Noite e Supla. Gravou em disco com Eduardo Ara�jo. � professor de guitarra em S�o Paulo. P.S.: A� mo�ada do Brasil, vamos passar li��es de revistas para ter um material legal para estudar. Mas n�o esque�am de dar cr�dito ao autores, ok?






Tablature Sheet

Title: Revista Guitar Player Brasil - Lições
Artist: Eduardo Ardanuy
Album: Revista Guitar Player Brasil, novembro de 1.997, edição 22
Author: Eduardo Ardanuy






Track 1: Solando com Edu V
Back to top
E|--------------------------------------------------|------5-----------7-----5---------------|
B|--------------------------------------------------|-8-------8--5--8-----5-----8------------|
G|----------------5--------7-8-7--5-----7--5--------|------------------------------7--7--5---|
D|-7--5-----5--7-----7--5------------7--------7--5--|----------------------------------------|
A|-------7------------------------------------------|----------------------------------------|
E|--------------------------------------------------|----------------------------------------|


E|----------------------------------------------------------------8-----8--|-10---10--11-12-11-10-----------------------------------|
B|----------------------------------------------8-----8--10-8--10----10----|----------------------13-10-----------------------------|
G|-8--7--5--7--5-----5-----5--7--5--7--8--7--8-----8-----------------------|----------------------------12-9------------------------|
D|----------------7-----7--------------------------------------------------|----------------------------------13-12-10--------------|
A|-------------------------------------------------------------------------|-------------------------------------------12-10--------|
E|-------------------------------------------------------------------------|-------------------------------------------------12-----|


E|--------5---------------5------------8---5-----------------------|-7---5---------------------------------------------------|
B|-----5-----8--5------5-----8--5-------------8--7--5--------------|--------7--5-----7---5-----------------------------------|
G|-7---------------7---------------7-------------------8--7--5-----|--------------7---------7--5-----7--5--------------5-----|
D|--------------------------------------------------------------7--|------------------------------7--------7--5--6--7-----7--|
A|-----------------------------------------------------------------|---------------------------------------------------------|
E|-----------------------------------------------------------------|---------------------------------------------------------|


E|-------------------------------------------------|-------------------------------------12-16-------|
B|-------------------------------------8--9--10----|----------------------------------13-------13----|
G|-8--7--5-----------------5--7--8--10----------8--|-9-----------------9--13----9--13----------------|
D|----------7--9--5--7--9--------------------------|----10----------10-------10-------------------14-|
A|-------------------------------------------------|-------11-7--11----------------------------------|
E|-------------------------------------------------|-------------------------------------------------|


E|--------|
B|--------|
G|-16-----|
D|--------|
A|--------|
E|--------|



← Back to top